Saúde Mental no Contexto Laboral: Identificar, Prevenir, Gerir

Calendário

Sexta-feira, 14 de março de 2025, 14h00 – 18h00

Objetivos

  • Compreender os problemas de saúde mental mais comuns no contexto de trabalho.
  • Identificar o conceito de stress, os seus fatores de risco e consequências negativas.
  • Aprender e aplicar estratégias práticas de gestão de stress e prevenção do burnout.
  • Desenvolver competências de comunicação assertiva como ferramenta para reduzir
    conflitos e gerir o stress no trabalho.
  • Reconhecer a importância da comunicação eficaz na promoção da saúde mental e
    bem-estar profissional.

Palestrastes

Destinatários

Profissionais e estudantes do ensino superior

Regime de frequência

Formato presencial

Candidatura

Condições específicas de acesso: Profissionais e estudantes do ensino superior

Critérios de seleção: Os candidatos que cumpram as condições específicas de acesso serão ordenados pela ordem de submissão de candidatura

Propinas: 35€

Descontos:

  • Isenção de pagamento de propina para docentes, investigadores, bolseiros e
    colaboradores do MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação
    e Decisão em Saúde – até ao limite de 7 formandos, sujeita a aprovação do Diretor do
    Departamento.

Vagas: máximo 25 | mínimo 7

Prazos de candidatura: até 04 de março de 2025

Estrutura curricular

Duração: 4 horas

Conteúdos programáticos

Conceito de Saúde Mental:

  • Definição e importância no contexto de trabalho.
  • Problemas de saúde mental mais comuns.

Stress e burnout:

  • Conceito e fatores de risco.
  • Sinais e sintomas do stress no ambiente profissional.
  • Consequências negativas do stress na saúde e no desempenho.
  • Medidas preventivas para reduzir o impacto do stress.
  • Estratégias para criar um ambiente de trabalho saudável.
  • Práticas de autocuidado no contexto profissional.
  • Identificação de sinais de sofrimento emocional em colegas.
  • Estratégias para oferecer apoio inicial de forma eficaz.

Comunicação e Assertividade no Trabalho:

  • Conceito de comunicação
  • Estilos de comunicação (passivo, agressivo, assertivo).
  • Conceito de comunicação assertiva e os seus benefícios.
  • Técnicas de comunicação eficaz para prevenir e gerir conflitos.

Metodologias de ensino

Método expositivo e método ativo