Calendário
Terça-feira, 11 de março de 2025, 09h30 – 13h00 e 14h00 – 18h30
Objetivos
O trabalho de equipa eficaz é amplamente reconhecido como essencial para alcançar resultados clínicos positivos e cuidados de saúde de elevada qualidade. Face à complexidade crescente no ambiente de trabalho das equipas de saúde, torna-se cada vez mais importante desenvolver competências de trabalho em equipa que promovam uma melhor compreensão das dinâmicas de grupo, das práticas colaborativas e da comunicação eficaz.
A evidência mostra que a maioria dos erros clínicos não é causada pela falta de conhecimento ou competências técnicas. Cerca de 70% desses erros resulta de trabalho de equipa ineficaz, devido à ausência de competências não-técnicas (CNT). Apesar da sua importância, o treino destas competências ainda não é formalmente integrado nos currículos das escolas de saúde, evidenciando a necessidade de formação pós-graduada.
Os objetivos desta formação são:
- Compreender a influência dos fatores humanos nos erros em saúde;
- Identificar e compreender as competências não-técnicas: consciência situacional, comunicação, cooperação/interação e liderança;
- Desenvolver e aplicar estratégias para um trabalho de equipa eficaz;
- Compreender a importância de uma comunicação eficaz;
- Aplicar estratégicas para uma comunicação em equipa eficaz;
Palestrastes
Destinatários
Regime de frequência
Candidatura
Condições específicas de acesso: Profissionais de Saúde
Critérios de seleção: Os candidatos que cumpram as condições específicas de acesso serão ordenados pela ordem de submissão de candidatura.
Propinas: 60 €
Descontos:
- Isenção de pagamento de propina para docentes, investigadores, bolseiros e colaboradores do MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde – até ao limite de 7 formandos, sujeita a aprovação do Diretor do Departamento.
Vagas: máximo 12 | mínimo 8
Prazos de candidatura: até 04 de março de 2025
Estrutura curricular
Conteúdos programáticos
Este curso (não creditado) introduz os princípios-chave das competências não-técnicas: consciência situacional, interação/cooperação, liderança e comunicação. Através de exercícios práticos e dinâmicas de equipa, os participantes terão a oportunidade de explorar e aplicar estes princípios, desenvolvendo estratégias que promovem um trabalho de equipa eficaz.
Metodologias de ensino
O workshop será sobretudo interativo, combinando breves sessões teóricas com exercícios práticos, dinâmicas de grupo e discussões reflexivas.